PALESTRAS SOBRE HISTÓRIA E CULTURA EM MUNIZ FREIRE




Acontecerá no próximo dia 13 de abril (sábado), na Escola Bráulio Franco, em Muniz Freire, uma série de palestras sobre a história e cultura da região do Rio Itapemirim e Caparaó capixaba.
Tendo como tema “O surgimento da Estrada do Rubim e o desenvolvimento da região” o objetivo das palestras é mostrar um pouco da cultura e da memória da nossa terra. As apresentações dos palestrantes discorrem sobre a história da ocupação de Muniz Freire e dos municípios vizinhos (Castelo, Iúna, Alegre, Conceição do Castelo e Venda Nova).
Com informações sobre os índios, portugueses, africanos e imigrantes italianos que ajudaram a colonização da região que abrange, hoje, os caminhos da Rota Imperial.
As palestras fazem parte do projeto de educação patrimonial denominado "Estrada do Rubim" que procura resgatar a história da Estrada São Pedro de Alcântara e que foi usada como base para fixar os marcos da Rota Imperial.
As palestras serão ministradas por professores que estudam a história da região e trarão como temas:
·         Arqueologia e história indígena: o Vale do Itapemirim e a região de Muniz Freire – Celso Perota (Arqueólogo);
·         Fazendas de café: ocupação econômica ao longo da Estrada do Rubim – Juliana Simonato (Historiadora e Arquivista);
·         Governador Moniz Freire e a região do Vale do Itapemirim: uma relação paradoxal? – Leandro Quintão (Historiador)
·         Os migrantes e imigrantes: povoamento da região do Rio Itapemirim - Diovani Favoreto (Socióloga e Historiadora)

Esse projeto é uma iniciativa da professora da UFES, Juliana Simonato, em parceria com a empresa Empório Capixaba e foi contemplado pelo Edital de Educação Patrimonial, da Secretaria de Estado da Cultura - SECULT.
Em data próxima haverá também palestra sobre elaboração de projetos sociais e culturais para os alunos da Escola Bráulio Franco e para o público em geral.
O encontro é uma boa maneira de a comunidade local conhecer um pouco mais sobre a cultura e a história da região.

EXPEDIENTE:
O surgimento da Estrada do Rubim e o desenvolvimento da região
Data: 13 de abril de 2019 (sábado)
Horário: 13:00 h às 17:000 h
Local: Escola Bráulio Franco, Muniz Freire-ES
Informações: Empório Capixaba P. Culturais
                        (27) 99905-4641

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *