ACERVO FOTOGRÁFICO IPHAN-ES

TRABALHO DE IDENTIFICAÇÃO, ACONDICIONAMENTO E DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO FOTOGRÁFICO DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL NO ESPÍRITO SANTO - IPHAN-ES

Dentre as peças que compõem o acervo iconográfico do IPHAN-ES encontram-se imagens em suporte de papel fotográfico, negativo, folha de contato e diapositivo/slides, que remontam aos séculos XX e XXI. Tais documentos são importantes, pois fazem parte da história social capixaba, e são relevantes para o patrimônio histórico-cultural do Espírito Santo.
Para a execução do projeto foram convidados profissionais que auxiliaram durante todas as ações - identificação, higienização, organização, acondicionamento, descrição e digitalização.
Iniciou-se a conferência e quantificação da documentação e a confecção de embalagens (em papel alcalino, com gramatura de 240g, e invólucros de filme poliéster de 0,5 microns) com dois tamanhos, e, eventualmente, adaptadas para fotografias fora de formato.
O próximo passo foi a separação do acervo e, posteriormente, a codificação e numeração das mesmas. Os códigos contêm três letras e foram escolhidos, na medida do possível, usando a primeira letra e duas consoantes do nome das séries.
A numeração contém quatro dígitos e segue a ordem crescente, iniciando uma nova contagem a cada série. Depois de codificadas e numeradas, as fotografias foram acondicionadas nas embalagens, anteriormente confeccionadas.
A terceira etapa foi a descrição das fotografias, com base na Norma Brasileira de Descrição (NOBRADE), com metodologia já desenvolvia pelo IPHAN Central, em iniciativa similar ao do IPHAN-ES.
A planilha utilizada contém informações sobre dimensões, ano e local de produção, criador, assunto, código, localização topográfica, indexadores e descrição.
Concomitante com o processo de descrição foi realizada a digitalização do acervo, utilizando scanner de alto desempenho e, como suporte, uma mesa digitalizadora. Conforme as seguintes especificações: TIPO: Imagem JPEG/TIFF; DIMENSÕES MÉDIAS: 2400 pixels de saída; TAMANHO MÉDIO: 10 MB; RESOLUÇÃO: 300 DPI
Como produto final o material digitalizado será entregue, em suporte HD Externo, com os itens gerados.
Após a conclusão dos trabalhos de classificação e digitalização, as peças foram acondicionadas em pastas suspensas, separadas em grupos de oitenta unidades, e acondicionadas em estantes deslizantes próprias para esse tipo de pasta.
Em conclusão, percebemos que a elaboração de um catálogo do acervo iconográfico auxiliará na recuperação da informação e na disseminação dos conteúdos contidos no acervo.
Como resultado do projeto, o Espírito Santo possui hoje um acervo de 11.522 imagens prontas para serem pesquisadas, reproduzidas e disseminadas, contribuindo para o enriquecimento da história e cultura do Estado do Espírito Santo e entendimento da importância do Estado no contexto nacional.




Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *